SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1As promessas da conversa estudantil: a série de questões públicas de Harvard e as stuttering pedagogiesOnde estavam as mulheres? O ensino superior nos Estados Unidos entre os séculos XIX e XX índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

FIALHO, Lia Fuiza; LIMA, Ana Michele  e  QUEIROZ, Zuleide Fernandes de. Biografia de Aída Balaio: prestígio social de uma educadora negra. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.48-67.  Epub 18-Jun-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.04.

Uma biografia proporciona reconstituir o contexto social de um dado período desde a relação indissociável entre a história individual e a coletiva. Objetiva-se compreender a história de vida de Aída Balaio (1897-1970), com ênfase na sua atuação educativa, na interface com o contexto político, cultural e social da região do Mucuripe, Fortaleza, Ceará. Fundamentada teoricamente na Nova História Cultural, a pesquisa micro-histórica ampara-se na metodologia da História Oral Híbrida complementada com fontes documentais – revista, relatórios de instrução pública, livro de memória, etc. Os resultados demonstraram que Aída Balaio era uma mulher negra e de origem simples, que concluiu o magistério graças ao ingresso filantrópico no Colégio Imaculada Conceição. Ela alfabetizou e assistiu a inúmeras pessoas de uma comunidade pauperizada, rompeu paradigmas relativos à raça e situação econômica desfavorecida, ganhou relativa notoriedade e colaborou com o desenvolvimento do Mucuripe.

Palavras-chave : biografia; Aída Balaio; educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )