SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Biography of Aída Balaio: social prestige of a black educatorTraining housewives for work: Female professional training at the Icléa Children’s Home (Paraná Spiritist Federation), Curitiba in the 1950s author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

WARDE, Mirian Jorge  and  ROCHA, Ana Cristina. Onde estavam as mulheres? O ensino superior nos Estados Unidos entre os séculos XIX e XX. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.68-86.  Epub June 18, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.05.

Enquanto a escolarização básica norte-americana tornava-se objeto de interesse internacional por suas práticas inovadoras, o ensino superior universitário excluía as mulheres de maneira sistemática. Somente em fins do século XIX, foi quebrada parte da resistência à presença das mulheres nas mais altas carreiras. Este artigo analisa esse processo de inserção, explorando as estratégias femininas de ocupação daqueles espaços. O trabalho contrapõe a narrativa de Slosson (1910) sobre o campo universitário norte-americano ao caso específico da Universidade de Columbia, sinalizando os conflitos que perpassaram essa integração. A partir dos relatórios anuais do Teachers College e dos trabalhos de Thomas (1986) e Weneck (1991; 1996) examinamos a posição ocupada pelas professoras deste college e as áreas nas quais sua presença foi mais significativa. Assim, este artigo procurou mapear as perspectivas femininas no interior deste campo, um fator relevante para dimensionar a experiência dos brasileiros que viajaram para cursos de especialização naquele país.

Keywords : Teachers College; universidade; educação feminina.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )