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Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

WARDE, Mirian Jorge  e  ROCHA, Ana Cristina. Onde estavam as mulheres? O ensino superior nos Estados Unidos entre os séculos XIX e XX. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.68-86.  Epub 18-Jun-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.05.

Enquanto a escolarização básica norte-americana tornava-se objeto de interesse internacional por suas práticas inovadoras, o ensino superior universitário excluía as mulheres de maneira sistemática. Somente em fins do século XIX, foi quebrada parte da resistência à presença das mulheres nas mais altas carreiras. Este artigo analisa esse processo de inserção, explorando as estratégias femininas de ocupação daqueles espaços. O trabalho contrapõe a narrativa de Slosson (1910) sobre o campo universitário norte-americano ao caso específico da Universidade de Columbia, sinalizando os conflitos que perpassaram essa integração. A partir dos relatórios anuais do Teachers College e dos trabalhos de Thomas (1986) e Weneck (1991; 1996) examinamos a posição ocupada pelas professoras deste college e as áreas nas quais sua presença foi mais significativa. Assim, este artigo procurou mapear as perspectivas femininas no interior deste campo, um fator relevante para dimensionar a experiência dos brasileiros que viajaram para cursos de especialização naquele país.

Palavras-chave : Teachers College; universidade; educação feminina.

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