SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Training housewives for work: Female professional training at the Icléa Children’s Home (Paraná Spiritist Federation), Curitiba in the 1950sHegemony and pedagogical alternatives. The blind knots of the theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

COLARES, Anselmo Alencar  and  COLARES, Maria Lília Imbiriba Sousa. A escola transformando vidas de mulheres negras, ribeirinhas, na região fronteiriça Brasil-Bolívia em meados do século XX. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.105-123.  Epub June 18, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.07.

O artigo aborda aspectos históricos da formação e profissionalização de professoras no Vale do Guaporé-Mamoré, na fronteira Brasil-Bolívia, discorrendo sobre questões singulares naquele contexto: mulheres negras que foram pioneiras na ação pastoral educativa de Dom Rey, bispo católico oriundo da França que se preocupou com o atendimento educacional das populações que se encontravam à margem da ação do Estado. Resulta de pesquisa bibliográfica e de campo apoiando-se em memórias das protagonistas, abrangendo as décadas de 30 a 60 do século XX. A escolarização possibilitou para aquelas mulheres acesso a outros direitos que requerem a compreensão dos códigos da escrita, produzindo significativas transformações em suas vidas e nas de outras pessoas. Sem qualquer apologia, pode-se afirmar que a escola viabilizou a profissionalização de inúmeras pessoas que viviam sem perspectivas de inserção social, como aquelas mulheres negras e ribeirinhas da região do Vale do Guaporé-Mamoré, em Rondônia.

Keywords : Escola de Dom Rey; memória; profissionalização de mulheres.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )