SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Hegemonía y alternativas pedagógicas. Los nudos ciegos de la teoríaRaiva, Agressão e Educação: um diálogo necessário índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MONTECINO, Alex. O professor profissional de matemática: fabricando e governando o devir do professor. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.141-154.  Epub 18-Jun-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.09.

Este artigo tem como objetivo discutir o devir do professor de matemática como um profissional imerso na sociedade chilena, mapeando os câmbios que ocorreram dentro de sua fabricação e governança. Realiza-se uma historização do presente, inspirada no trabalho de Foucault, utilizando-se essa estratégia analítica para problematizar como a montagem discursiva do desenvolvimento social e da matemática escolar produz um professor particular – um profissional autônomo que deve se empenhar em treinamento contínuo e que deve ser um bom tomador de decisões, dentro da agenda política e econômica. Propõe-se que as formas de conceber e compreender o professor de matemática estão (re)produzindo uma rede discursiva que funciona como uma tecnologia de governo para a fabricação do professor de matemática desejado.

Palavras-chave : Devir; historização do presente; professor de matemática; Foucault.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )