SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1The professional mathematics teacher: fabricating and governing the becoming of the teacherDialogue and negotiation: on the construction of senses in the experience with cinema in aula room author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

POSSEBON, Elisa Pereira Gonsalves. Raiva, Agressão e Educação: um diálogo necessário. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.155-169.  Epub June 18, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.10.

O artigo apresenta uma discussão dos resultados obtidos em uma pesquisa sobre o universo emocional dos adolescentes e tem como objetivo investigar os eventos desencadeantes da emoção da raiva e seus impactos para as relações escolares. O estudo é de natureza qualitativa e contou com a participação de 526 estudantes do Ensino Fundamental da rede pública. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de um questionário aberto e analisados considerando os pressupostos da teoria fundamentada de Charmaz (2009), dialogando com as contribuições teóricas de Navas e Bozal (2012), Bisquerra (2014), Mira y Lopez (2012) e Arándiga e Tortosa (2003). Os resultados indicam que a ausência de regulação emocional da raiva dos adolescentes, modifica a natureza protetora daquela emoção, alimentando comportamentos agressivos. Além disso, identificou-se a criação de scripts mentais que favorecem a construção de um habitus escolar que produz e reproduz respostas agressivas no âmbito escolar.

Keywords : raiva; agressão; educação emocional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )