SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1O professor profissional de matemática: fabricando e governando o devir do professorDiálogo e negociação: sobre a construção de sentidos na experiência com cinema em sala de aula índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

POSSEBON, Elisa Pereira Gonsalves. Raiva, Agressão e Educação: um diálogo necessário. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.155-169.  Epub 18-Jun-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.10.

O artigo apresenta uma discussão dos resultados obtidos em uma pesquisa sobre o universo emocional dos adolescentes e tem como objetivo investigar os eventos desencadeantes da emoção da raiva e seus impactos para as relações escolares. O estudo é de natureza qualitativa e contou com a participação de 526 estudantes do Ensino Fundamental da rede pública. Os dados foram obtidos mediante a aplicação de um questionário aberto e analisados considerando os pressupostos da teoria fundamentada de Charmaz (2009), dialogando com as contribuições teóricas de Navas e Bozal (2012), Bisquerra (2014), Mira y Lopez (2012) e Arándiga e Tortosa (2003). Os resultados indicam que a ausência de regulação emocional da raiva dos adolescentes, modifica a natureza protetora daquela emoção, alimentando comportamentos agressivos. Além disso, identificou-se a criação de scripts mentais que favorecem a construção de um habitus escolar que produz e reproduz respostas agressivas no âmbito escolar.

Palabras clave : raiva; agressão; educação emocional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )