SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Anger, aggression and education: a necessary dialogueProducing and Educating Black Women in the Newspaper O Exemplo: between the home space and the right to education and emancipation (Porto Alegre, RS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

PERUFFO, Gabriela do Amaral  and  PEREIRA, Marcos Villela. Diálogo e negociação: sobre a construção de sentidos na experiência com cinema em sala de aula. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.170-188.  Epub June 13, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.11.

Considerando possíveis efeitos da experiência de interação entre cinema e os conteúdos de história, quando o filme é exibido e debatido em aula, o trabalho pretende problematizar essa relação de maneira a criar um espaço para que os estudantes possam pensar e discutir sobre os filmes, os temas de aula e as visões de mundo que ali circulam. A partir do acompanhamento de estudantes de uma escola privada, buscamos analisar como essa experiência deslocou seu olhar em relação à história, a si mesmos, ao outro e ao mundo, para além da sala de aula. A análise se valeu de três marcadores, repertório, sensibilização e a desnaturalização do olhar, com relação aos filmes exibidos, e os três articulados e não dissociados. O propósito foi criar um espaço de escuta e diálogo que permitisse identificar mudanças nos modos de ver o mundo e construir sentido, relacionados aos temas apresentados pelo filme nas aulas de história.

Keywords : cinema; história, experiência estética, negociação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )