Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Educação UNISINOS
versão On-line ISSN 2177-6210
Resumo
PERUFFO, Gabriela do Amaral e PEREIRA, Marcos Villela. Diálogo e negociação: sobre a construção de sentidos na experiência com cinema em sala de aula. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.170-188. Epub 13-Jun-2019. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.11.
Considerando possíveis efeitos da experiência de interação entre cinema e os conteúdos de história, quando o filme é exibido e debatido em aula, o trabalho pretende problematizar essa relação de maneira a criar um espaço para que os estudantes possam pensar e discutir sobre os filmes, os temas de aula e as visões de mundo que ali circulam. A partir do acompanhamento de estudantes de uma escola privada, buscamos analisar como essa experiência deslocou seu olhar em relação à história, a si mesmos, ao outro e ao mundo, para além da sala de aula. A análise se valeu de três marcadores, repertório, sensibilização e a desnaturalização do olhar, com relação aos filmes exibidos, e os três articulados e não dissociados. O propósito foi criar um espaço de escuta e diálogo que permitisse identificar mudanças nos modos de ver o mundo e construir sentido, relacionados aos temas apresentados pelo filme nas aulas de história.
Palavras-chave : cinema; história, experiência estética, negociação.