SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1Dialogue and negotiation: on the construction of senses in the experience with cinema in aula room author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

ZUBARAN, Maria Angélica; VARGAS, Juliana Ribeiro  and  BAHIA, Cristina Camaratta. Produzindo e Educando Mulheres no Jornal O Exemplo: entre o espaço do lar e o direito à instrução e à emancipação (Porto Alegre, RS). Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.189-206.  Epub June 13, 2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.12.

O artigo investiga as representações e as pedagogias culturais sobre mulheres negras veiculadas pelos articulistas do periódico de imprensa negra O Exemplo, na perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação. Trata-se de uma análise cultural, a partir de pesquisa documental no acervo digital do referido jornal. Analisa-se, particularmente, editoriais e colunas que versavam sobre mulheres entre a última década do século XIX e a primeira década do século XX, no período imediato ao pós-abolição. Dentre os resultados destacamos duas possíveis direções de ensinamentos da imprensa negra sobre mulheres, no referido periódico: uma mais tradicional, que buscava restringir a mulher ao lar, às tarefas domésticas e à educação dos filhos(as) e outra, mais progressista, em favor do direito e do acesso das mulheres à instrução e à emancipação. As pedagogias culturais foram disseminadas por meio de diferentes estratégias narrativas: de um lado, a linguagem do humor, em poemas que criticavam costumes considerados indesejáveis e, de outro, a linguagem de elogios e exaltação de qualidades entendidas como ideais às mulheres no contexto do pós-abolição.

Keywords : Imprensa Negra; Mulheres; Pedagogias Culturais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )