SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1Diálogo e negociação: sobre a construção de sentidos na experiência com cinema em sala de aula índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

ZUBARAN, Maria Angélica; VARGAS, Juliana Ribeiro  e  BAHIA, Cristina Camaratta. Produzindo e Educando Mulheres no Jornal O Exemplo: entre o espaço do lar e o direito à instrução e à emancipação (Porto Alegre, RS). Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.1, pp.189-206.  Epub 13-Jun-2019. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.231.12.

O artigo investiga as representações e as pedagogias culturais sobre mulheres negras veiculadas pelos articulistas do periódico de imprensa negra O Exemplo, na perspectiva teórica dos Estudos Culturais em Educação. Trata-se de uma análise cultural, a partir de pesquisa documental no acervo digital do referido jornal. Analisa-se, particularmente, editoriais e colunas que versavam sobre mulheres entre a última década do século XIX e a primeira década do século XX, no período imediato ao pós-abolição. Dentre os resultados destacamos duas possíveis direções de ensinamentos da imprensa negra sobre mulheres, no referido periódico: uma mais tradicional, que buscava restringir a mulher ao lar, às tarefas domésticas e à educação dos filhos(as) e outra, mais progressista, em favor do direito e do acesso das mulheres à instrução e à emancipação. As pedagogias culturais foram disseminadas por meio de diferentes estratégias narrativas: de um lado, a linguagem do humor, em poemas que criticavam costumes considerados indesejáveis e, de outro, a linguagem de elogios e exaltação de qualidades entendidas como ideais às mulheres no contexto do pós-abolição.

Palavras-chave : Imprensa Negra; Mulheres; Pedagogias Culturais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )