SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Sociabilidade e discriminação entre grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

SCHUTZ, Jenerton Arlan  y  COSSETIN, Vânia Lisa Fischer. Orfandade instituída e legalmente amparada: reflexões críticas sobre o “novo” Ensino Médio brasileiro. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.2, pp.209-225.  Epub 30-Abr-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.01.

O presente artigo examina a Medida Provisória 746/2016, convertida na Lei 13.415, situando-a no debate sobre as finalidades e o formato do “novo” Ensino Médio brasileiro. Seu intuito é apresentar os principais desdobramentos da reforma e problematizar ao menos três de seus mais notáveis abusos: i) o de tornar a escola servil aos organismos internacionais e às demandas do mercado financeiro; ii) o de colocar em risco o princípio democrático e universal da educação republicana; iii) o de autorizar os adultos a se eximirem da formação das novas gerações, transferindo tal responsabilidade para as próprias crianças e jovens. O suposto é de que os alunos terão plenas condições emocionais e intelectuais para isso. Contudo, crianças e jovens estão sendo constrangidos a tomar decisões prematuramente. Em síntese, oficialmente desamparados, tornados órfãos por decisão estatal e com amparo legal.

Palabras clave : Reforma do Ensino Médio; Escola; Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )