SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Instituted and legally supported orphanhood: critical reflections on the “new” brazilian High SchoolThe Moral Education in Emile Durkheim and the contemporary struggles for control surrounding the Brazilian formal schooling system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

COELHO, Wilma Baía  and  SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Sociabilidade e discriminação entre grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.2, pp.225-241.  Epub Apr 30, 2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.02.

O presente artigo analisa as relações de sociabilidade e de discriminação dos adolescentes-juvenis em suas vivências em grupo na escola de Ensino Médio em diferentes dimensões. Busca, ainda, compreender como lidam com as diferenças. Nossas análises advêm das observações, questionários, entrevistas e grupos de discussão realizados com 184 adolescentes-juvenis de uma escola pública de Belém do Pará. A partir de nossa interlocução com os estudantes acionamos os conceitos de representação, hierarquia e socialização, os quais nos permitiram compreender que, a despeito da sociabilidade havida, a discriminação se presentifica. Parece haver um descompasso entre o que a escola se propõe a ensinar e o que os estudantes, efetivamente, aprendem, porque o processo de formação dos mesmos não se restringe aos limites da sala de aula, mas espraia-se para além dela.

Keywords : Sociabilidades; Discriminação; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )