SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Orfandade instituída e legalmente amparada: reflexões críticas sobre o “novo” Ensino Médio brasileiroA educação moral em Emile Durkheim e as disputas contemporâneas em torno do sistema formal de ensino brasileiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

COELHO, Wilma Baía  e  SILVA, Carlos Aldemir Farias da. Sociabilidade e discriminação entre grupos de adolescentes-juvenis no Ensino Médio. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.2, pp.225-241.  Epub 30-Abr-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.02.

O presente artigo analisa as relações de sociabilidade e de discriminação dos adolescentes-juvenis em suas vivências em grupo na escola de Ensino Médio em diferentes dimensões. Busca, ainda, compreender como lidam com as diferenças. Nossas análises advêm das observações, questionários, entrevistas e grupos de discussão realizados com 184 adolescentes-juvenis de uma escola pública de Belém do Pará. A partir de nossa interlocução com os estudantes acionamos os conceitos de representação, hierarquia e socialização, os quais nos permitiram compreender que, a despeito da sociabilidade havida, a discriminação se presentifica. Parece haver um descompasso entre o que a escola se propõe a ensinar e o que os estudantes, efetivamente, aprendem, porque o processo de formação dos mesmos não se restringe aos limites da sala de aula, mas espraia-se para além dela.

Palavras-chave : Sociabilidades; Discriminação; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )