SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Sociabilidade e discriminação entre grupos de adolescentes-juvenis no Ensino MédioAs políticas de expansão para educação superior dos governos do Partido dos Trabalhadores (2003-2016): inclusão e democratização? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

LESSA, Bruno de Souza; SOUZA, Ana Clara Aparecida Alves de  e  CAREGNATO, Célia Elizabete. A educação moral em Emile Durkheim e as disputas contemporâneas em torno do sistema formal de ensino brasileiro. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.2, pp.242-256.  Epub 30-Abr-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.03.

Este ensaio tem como objetivo discorrer sobre o papel da educação para a construção da moral a partir de Emile Durkheim e os avanços conservadores orientados ao controle sobre o sistema formal de ensino. Compreende-se que os movimentos por educação conservadora, como denominaremos, lastreados por uma ideia hiperindividualizada e opaca de sujeito, desconstroem o paradigma educacional iluminista preconizado pelo mestre francês. Tais movimentos elaboram essa desconstrução, porém não sugerem claramente uma proposição sobre que tipo de indivíduo e sociedade emergiriam ao final da passagem pelo sistema. Essa articulação anti-propositiva e anti-moderna tem o potencial, em verdade, de conduzir a sociedade muito mais a um estado anômico do que para fazer emergir estruturas sociais mais coesas.

Palavras-chave : Durkheim; Educação Moral; Moralidade; Escola Sem Partido.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )