SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Social invisibility and children’s literary reading - a study of Freitas & Moriconi’s “Os Invisíveis”Playing as a social practice of childhood in the context of Early Childhood Education: learning for life author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

PEREIRA, Talita Vidal  and  OLIVEIRA, Renata Leite. Discursos de inclusão e o bloqueio das diferenças. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.2, pp.338-351.  Epub Apr 30, 2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.09.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre sentidos atribuídos às diferenças culturais articulados aos discursos de estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade localizada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada a partir da apropriação de aportes pós-estruturais e pós-coloniais e utilizou entrevista de grupo focal como técnica de pesquisa. No estudo foi possível constatar que nas falas das participantes frequentemente a ideia de diferença estava associada à Educação Especial e Inclusiva, ou seja, a condição física e/ou mental de sujeitos que demandam por atendimento especial. Neste texto buscamos refletir sobre essa forma de conceber as diferenças. Nosso pressuposto é de que ela articula sentidos essencialistas de diferença com implicações nas práticas de inclusão observadas na escola, práticas que permanecem limitadas à perspectiva de integração da pessoa com necessidades educativas especiais.

Keywords : Diferença; Educação Especial e Inclusiva; Teoria do Discurso; Cultura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )