SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Invisibilidade social e leitura literária de crianças - um estudo sobre “Os Invisíveis”, de Freitas e MoriconiBrincar como prática social da pequena infância em contexto de Educação Infantil: aprender para a vida índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

PEREIRA, Talita Vidal  e  OLIVEIRA, Renata Leite. Discursos de inclusão e o bloqueio das diferenças. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.2, pp.338-351.  Epub 30-Abr-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.09.

Este artigo tem por objetivo refletir sobre sentidos atribuídos às diferenças culturais articulados aos discursos de estudantes do curso de Pedagogia de uma universidade localizada na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada a partir da apropriação de aportes pós-estruturais e pós-coloniais e utilizou entrevista de grupo focal como técnica de pesquisa. No estudo foi possível constatar que nas falas das participantes frequentemente a ideia de diferença estava associada à Educação Especial e Inclusiva, ou seja, a condição física e/ou mental de sujeitos que demandam por atendimento especial. Neste texto buscamos refletir sobre essa forma de conceber as diferenças. Nosso pressuposto é de que ela articula sentidos essencialistas de diferença com implicações nas práticas de inclusão observadas na escola, práticas que permanecem limitadas à perspectiva de integração da pessoa com necessidades educativas especiais.

Palavras-chave : Diferença; Educação Especial e Inclusiva; Teoria do Discurso; Cultura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )