SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Inclusion discourses and the blocking of differencesBio/Ecopolitical Strategies in Environmental Education: the media and the global warming author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

NICOLIELO, Maria Elisa; SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando Donizete  and  MALTA, Deise Aparecida Silva. Brincar como prática social da pequena infância em contexto de Educação Infantil: aprender para a vida. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.2, pp.352-366.  Epub Apr 30, 2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.10.

O artigo discute o brincar como uma prática social intensa da pequena infância em contexto de educação infantil e seu potencial de aprendizagem para a vida. Teve como aporte teórico autores como Brougère e Freire. De abordagem qualitativa, utilizou-se da observação participante de momentos de brincadeiras livres propiciadas em práticas educativas com uma turma de 14 crianças com idade média de 3 anos, em uma instituição de educação infantil municipal. Os dados foram registrados em diário de campo e realizou-se a análise, na perspectiva qualitativa considerando a literatura. Os resultados apontaram, dentre outros aspectos, que no brincar as crianças ampliam o repertório lúdico, fazem escolhas, compartilham ideias sobre a realidade, negociam brinquedos e estabelecem amizades. Brincar é uma prática social que promove aprendizagem para a vida e, por isso, deve ser presente no cotidiano das crianças na Educação Infantil.

Keywords : Brincar; Educação Infantil; Aprendizagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )