SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Discursos de inclusão e o bloqueio das diferençasEstratégias Bio/Ecopolíticas na Educação Ambiental: a mídia e o aquecimento global índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

NICOLIELO, Maria Elisa; SOMMERHALDER, Aline; ALVES, Fernando Donizete  y  MALTA, Deise Aparecida Silva. Brincar como prática social da pequena infância em contexto de Educação Infantil: aprender para a vida. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.2, pp.352-366.  Epub 30-Abr-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.10.

O artigo discute o brincar como uma prática social intensa da pequena infância em contexto de educação infantil e seu potencial de aprendizagem para a vida. Teve como aporte teórico autores como Brougère e Freire. De abordagem qualitativa, utilizou-se da observação participante de momentos de brincadeiras livres propiciadas em práticas educativas com uma turma de 14 crianças com idade média de 3 anos, em uma instituição de educação infantil municipal. Os dados foram registrados em diário de campo e realizou-se a análise, na perspectiva qualitativa considerando a literatura. Os resultados apontaram, dentre outros aspectos, que no brincar as crianças ampliam o repertório lúdico, fazem escolhas, compartilham ideias sobre a realidade, negociam brinquedos e estabelecem amizades. Brincar é uma prática social que promove aprendizagem para a vida e, por isso, deve ser presente no cotidiano das crianças na Educação Infantil.

Palabras clave : Brincar; Educação Infantil; Aprendizagem.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )