Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação UNISINOS
versión On-line ISSN 2177-6210
Resumen
HENNING, Paula Corrêa. Estratégias Bio/Ecopolíticas na Educação Ambiental: a mídia e o aquecimento global. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.2, pp.367-382. Epub 30-Abr-2020. ISSN 2177-6210. https://doi.org/10.4013/edu.2019.232.11.
O artigo busca analisar as estratégias bio/ecopolíticas no discurso midiático do aquecimento global educando-nos para agir no meio ambiente. Utiliza-se os estudos de Michel Foucault sobre biopolítica e os desdobramentos dele no conceito de ecopolítica. Seu corpus discursivo refere-se a reportagens de dois jornais, Folha de São Paulo e El País, a respeito do aquecimento global em 2016 e 2017. O estudo analisa a ativação das estratégias bio/ecopolíticas em defesa do planeta que encontra conforto no saber da ciência e da estatística. Pensando nos potenciais efeitos das reportagens midiáticas, tensiona-se tais discursos e seus modos de intervenção e subjetivação em tempos atuais. Junto às normalizações bio/ecopolíticas, que nos ensinam como cuidar do meio ambiente, podem se encontrar também as resistências criando novos olhares para a Educação Ambiental, apostando em fissuras nas grandes verdades que insistem em nos fazer rebanho.
Palabras clave : Educação Ambiental; Biopolítica; Michel Foucault.