SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Online Education and formation for Videoteaching in CybercultureFor Nomatic Teaching: in defense of a movement policy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

COSTA, Maria Adélia  and  COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Entre o saber e o fazer docente na educação profissional técnica de nível médio. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.408-424.  Epub May 04, 2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.02.

Este texto tem por objetivo refletir sobre as percepções docentes a respeito do processo ensino-aprendizagem dos jovens estudantes da educação profissional técnica de nível médio. Para tanto, analisamos as concepções de 276 professores que lecionavam no ensino técnico, nos anos de 2017 e 2018, e que participaram do curso de desenvolvimento profissional docente. Constatamos que 60% desses docentes não se formaram para a profissão-professor. Os dados coletados foram analisados a luz do referencial teórico de pesquisadores do campo da formação de professores, sobretudo na especificidade dos saberes docentes, como Tardif (2002) e Gauthier (1998). Observamos que existe uma prática de culpabilidade pelos fracassos da escola, que ora se concentra nos aspectos institucionais, ora se desloca para questões referentes às práticas pedagógicas dos docentes, mas em sua maioria estanca na condição de falta de pré-requisitos dos estudantes.

Keywords : Educação profissional; Saberes docentes; Prática pedagógica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )