SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3A Educação Online e a formação para a Videodocência na CiberculturaPor uma Docência Nômade: em defesa de uma política do movimento índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

COSTA, Maria Adélia  y  COUTINHO, Eduardo Henrique Lacerda. Entre o saber e o fazer docente na educação profissional técnica de nível médio. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.408-424.  Epub 04-Mayo-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.02.

Este texto tem por objetivo refletir sobre as percepções docentes a respeito do processo ensino-aprendizagem dos jovens estudantes da educação profissional técnica de nível médio. Para tanto, analisamos as concepções de 276 professores que lecionavam no ensino técnico, nos anos de 2017 e 2018, e que participaram do curso de desenvolvimento profissional docente. Constatamos que 60% desses docentes não se formaram para a profissão-professor. Os dados coletados foram analisados a luz do referencial teórico de pesquisadores do campo da formação de professores, sobretudo na especificidade dos saberes docentes, como Tardif (2002) e Gauthier (1998). Observamos que existe uma prática de culpabilidade pelos fracassos da escola, que ora se concentra nos aspectos institucionais, ora se desloca para questões referentes às práticas pedagógicas dos docentes, mas em sua maioria estanca na condição de falta de pré-requisitos dos estudantes.

Palabras clave : Educação profissional; Saberes docentes; Prática pedagógica.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )