SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Between knowledge and teaching in middle-level technical professional educationCommon: as a pedagogical principle author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

MUNHOZ, Angelica Vier. Por uma Docência Nômade: em defesa de uma política do movimento. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.425-438.  Epub May 04, 2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.03.

O presente artigo tem como objetivo perspectivar a docência a partir de uma política do movimento do pensamento, no sentido de tomá-la como vetor de criação existencial. Trata-se de investir na prática docente como uma potência nômade em termos de experimentação do pensamento, isto é, um lugar aberto ao pensar e, nessa medida, território de criação. Mediante tal perspectiva, indaga-se: como produzir uma docência capaz de dar consistência ao movimento do próprio pensar? Tal questionamento transita entre autores da filosofia da diferença, sobretudo Deleuze, Guattari e Foucault, assim como entre outros pensadores, como Gilles Boudinet e Gonçalo Tavares, os quais foram mobilizados para que se construísse o plano conceitual operativo. Por fim, o texto defende uma docência capaz de desencadear um gesto que arrebate o pensamento e o impulsione, fornecendo matéria para a criação conceitual.

Keywords : Docência; Pensamento; Movimento.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )