SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Comum: por um princípio pedagógicoDe sonhos e insurreições: fragmentos de um discurso (esperançoso) sobre a ocupação de uma escola pública em Petrópolis/RJ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

JULIAO, António Luís. A extensão da unidocência no ensino primário em Angola: implicações para a qualidade de ensino. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.455-470.  Epub 04-Mayo-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.05.

Este texto, que apresenta uma discussão crítica e teórica, é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado em Educação, com foco no impacto da unidocência na qualidade de ensino em Angola, procurando gerar novas lentes de compreensão sobre esse fenómeno educativo controverso. O estudo é de natureza qualitativa e os dados foram obtidos mediante leitura heurística da documentação relacionada ao tema e analisados na base dos pressupostos fundados na teoria de Bardin (2006), dialogando com as contribuições teóricas de Isaías (2013), Samuels (2011), Leite (2000), e Teodoro (1994). Os resultados indicam que a ausência de diálogo entre a administração central e os executores das políticas educativas condiciona a concretização dos objectivos traçados, alimentando comportamentos que fazem um viés à qualidade de ensino. Além disso, identificou-se a necessidade de um alinhamento das políticas de formação inicial dos professores às reais necessidades educativas do país.

Palabras clave : Política educativa; Unidocência; Professores; Qualidade de ensino.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )