SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Comum: por um princípio pedagógicoDe sonhos e insurreições: fragmentos de um discurso (esperançoso) sobre a ocupação de uma escola pública em Petrópolis/RJ índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

JULIAO, António Luís. A extensão da unidocência no ensino primário em Angola: implicações para a qualidade de ensino. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.455-470.  Epub 04-Maio-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.05.

Este texto, que apresenta uma discussão crítica e teórica, é um recorte de uma pesquisa desenvolvida no âmbito do mestrado em Educação, com foco no impacto da unidocência na qualidade de ensino em Angola, procurando gerar novas lentes de compreensão sobre esse fenómeno educativo controverso. O estudo é de natureza qualitativa e os dados foram obtidos mediante leitura heurística da documentação relacionada ao tema e analisados na base dos pressupostos fundados na teoria de Bardin (2006), dialogando com as contribuições teóricas de Isaías (2013), Samuels (2011), Leite (2000), e Teodoro (1994). Os resultados indicam que a ausência de diálogo entre a administração central e os executores das políticas educativas condiciona a concretização dos objectivos traçados, alimentando comportamentos que fazem um viés à qualidade de ensino. Além disso, identificou-se a necessidade de um alinhamento das políticas de formação inicial dos professores às reais necessidades educativas do país.

Palavras-chave : Política educativa; Unidocência; Professores; Qualidade de ensino.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )