SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3The extension of unidentified primary education in Angola: implications for the quality of teachingThe Human Right to Education in Prison: a case study on education of youth and adults in the Prison of Teixeira de Freitas, Bahia. author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

BREDER, Debora  and  FIGUEIREDO, Maria Paula Eppinghaus de. De sonhos e insurreições: fragmentos de um discurso (esperançoso) sobre a ocupação de uma escola pública em Petrópolis/RJ. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.505-525.  Epub May 04, 2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.08.

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa realizada no decorrer de 2017 em uma escola pública de Petrópolis/RJ, que havia sido ocupada no ano anterior. A partir da observação participante e de entrevistas com estudantes que participaram da ocupação, procuramos compreender os sentidos atribuídos por esses jovens, retrospectivamente, ao movimento. A seguir, partindo do princípio de que todo filme, seja ficção ou documentário, constitui uma mise-en-scène social e simbólica do mundo, fizemos um contraponto entre os relatos que nos foram confiados na escola e os apresentados no documentário Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden, feito com jovens do Ensino Médio em várias regiões do Brasil. Nosso objetivo foi analisar, em uma perspectiva comparativa, essa multiplicidade de vozes que compõem, a nosso ver, fragmentos de um discurso esperançoso sobre a escola pública, em suas tensões, limites e utopia.

Keywords : Ocupações; Ensino Médio; Nunca me sonharam.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )