SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3A extensão da unidocência no ensino primário em Angola: implicações para a qualidade de ensinoO Direito Humano à Educação nas Prisões: um estudo de caso sobre a Educação de Jovens e Adultos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, Bahia. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

BREDER, Debora  e  FIGUEIREDO, Maria Paula Eppinghaus de. De sonhos e insurreições: fragmentos de um discurso (esperançoso) sobre a ocupação de uma escola pública em Petrópolis/RJ. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.505-525.  Epub 04-Maio-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.08.

Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa realizada no decorrer de 2017 em uma escola pública de Petrópolis/RJ, que havia sido ocupada no ano anterior. A partir da observação participante e de entrevistas com estudantes que participaram da ocupação, procuramos compreender os sentidos atribuídos por esses jovens, retrospectivamente, ao movimento. A seguir, partindo do princípio de que todo filme, seja ficção ou documentário, constitui uma mise-en-scène social e simbólica do mundo, fizemos um contraponto entre os relatos que nos foram confiados na escola e os apresentados no documentário Nunca me sonharam (2017), de Cacau Rhoden, feito com jovens do Ensino Médio em várias regiões do Brasil. Nosso objetivo foi analisar, em uma perspectiva comparativa, essa multiplicidade de vozes que compõem, a nosso ver, fragmentos de um discurso esperançoso sobre a escola pública, em suas tensões, limites e utopia.

Palavras-chave : Ocupações; Ensino Médio; Nunca me sonharam.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )