SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3O Direito Humano à Educação nas Prisões: um estudo de caso sobre a Educação de Jovens e Adultos no Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, Bahia.Passados presentes nos Institutos Federais Ensino Médio Integrado e as (des)continuidades nas (in)determinações da dualidade estrutural índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

BORGES, Rúbia  e  PANDINI-SIMIANO, Luciane. Desafios da gestão na educação infantil: entre concepções e práticas de gestoras. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.544-558.  Epub 04-Maio-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.10.

O artigo tem por objetivo analisar as concepções e práticas de gestoras por meio de suas narrativas no âmbito da educação infantil. Como recurso argumentativo, apresentam-se elementos de uma pesquisa de Mestrado em Educação, realizada em duas creches públicas no sul do estado de Santa Catarina. Na análise, a partir do diálogo entre Benjamin (1984), Dourado (2012), Pandini-Simiano (2015), entre outros, identificou-se que as narrativas das gestoras deslindam pensar desafios que envolvem a gestão democrática na educação infantil. Tal gestão é, muitas vezes, reduzida aos aspectos administrativos, obscurecendo as questões pedagógicas. A singularidade dos sujeitos e a participação das famílias, professoras e outros profissionais são secundarizadas, invisibilizando a participação das crianças. Acreditamos que tais con(tra)dições revelam a precariedade da experiência democrática nesses espaços e, sobretudo, a pouca visibilidade dessa discussão no trabalho de gestor na educação infantil.

Palavras-chave : Educação infantil; Gestão democrática; Narrativa.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )