SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Challenges of management in child education: between managers conceptions and practicesTeachers on Strike: Memories of fights in defense of Teaching (1979-1987 - Porto Alegre/RS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

CHAGAS, Selton Evaristo de Almeida; MARTINS, Lucineia Scremin  and  BARBOSA, Filipe Augusto Couto. Passados presentes nos Institutos Federais Ensino Médio Integrado e as (des)continuidades nas (in)determinações da dualidade estrutural. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.559-575.  Epub May 04, 2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.11.

A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) e a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI) reacende o debate sobre a dualidade estrutural no ensino público brasileiro, ou seja, de que haveria dois tipos de escola, cada qual destinada a certos estudantes segundo sua origem de classe. Para mapear este debate, realiza-se uma incursão teórica e histórica na instauração da dualidade estrutural na educação profissional no Brasil e uma revisão sistemática de dissertações e teses defendidas no período de 2012 a 2017 sobre o EMI dos IFs. Conclui-se que a dualidade estrutural persiste nas práticas político-pedagógicas adotadas no EMI dos IFs, fazendo-se necessários ainda avanços na articulação dos currículos profissional e propedêutico e no acesso e permanência de jovens socialmente mais vulneráveis, mas se evidencia também que a própria constituição dos IFs já representa conquistas rumo a uma educação emancipatória e integrada ao mundo do trabalho.

Keywords : dualidade estrutural; Institutos Federais; Ensino Médio Integrado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )