SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3Passados presentes nos Institutos Federais Ensino Médio Integrado e as (des)continuidades nas (in)determinações da dualidade estrutural índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

OZORIO, Maria Beatriz Vieira Branco  y  ALMEIDA, Dóris Bittencourt. Professoras em Greve: Memórias de lutas em defesa do Magistério (1979-1987 - Porto Alegre/RS). Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.3, pp.576-594.  Epub 04-Mayo-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.233.12.

Este artigo tematiza greves do magistério público do Rio Grande do Sul, entre 1979 e 1987. Por meio da metodologia da História Oral, buscaram-se conhecer impressões de um grupo de professoras acerca de suas experiências como grevistas, discutir seus entendimentos, por meio da composição de lembranças e de esquecimentos, narrados em entrevistas. A análise da documentação permite inferir que essas mulheres foram afetadas pelos discursos vigentes e, assim, conseguiram construir mobilizações em defesa da escola pública. Este não foi um movimento homogêneo, se por um lado, nenhuma esteve indiferente às causas que se colocavam no momento, cada uma reconstruiu suas memórias daquelas experiências, considerando os lugares de sujeito que ocupava no passado e que ocupa no presente. Percebe-se que aquele foi um tempo de fortalecimento das professoras que, de certo modo, deixavam o passado feminilizado da docência e assumiam outra condição no estatuto de sua profissão.

Palabras clave : Memórias docentes; Greves de Professoras; História da Educação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )