SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Culturas Juvenis e a Etnocenologia Virtual da Aprendizagem em Ambiências Híbridas e Multimodais de InteraçãoConfiguração do espaço híbrido e multimodal: Literaturalização das Ciências na Educação Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

MORETTI, Gaia. Intercultura e linguagem: perspectivas híbridas-digitais para o ensino das línguas. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.4, pp.626-638.  Epub 06-Jul-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.02.

A cultura híbrida-digital é uma realidade, contexto no qual a geração Y está crescendo, e pelo qual os assim ditos Millenials, estão saindo, para chegar a vivenciar uma cultura completamente digital. O que é realidade, ao mesmo tempo, é uma multiculturalidade difusa, um relacionamento com outras culturas que começa desde os primeiros anos da escola, e paralelamente, um pedido de conhecimento de diferentes línguas para se comunicar, viver, trabalhar, vivenciar lugares diferentes, sem mais a certeza de ter um lugar de vida e trabalho fixo e sem mudança. Por um lado, tudo isso é a evolução natural do sistema socio-economico mundial, por outro, representa uma necessidade de um lugar de vida globalizado e complexo. De qualquer forma, precisamos tecnologias integradas e híbridas, de acordo com a natureza da evolução do cenário socio-economico, para que as diferentes gerações possam ser acompanhadas no âmbito da aprendizagem continuada, especialmente no que se refere à aprendizagem das línguas. Ambientes e processos híbridos-digitais podem não apenas ajudar no desenvolvimento das competências linguisticas, mas possibilitar diferentes caminhos de aprendizagem e ensino das línguas em vários níveis. Neste artigo evidenciamos alguns exemplos de processos de educação, ensino e aprendizagem das línguas, por meio de tecnologias híbridas e digitais.

Palavras-chave : intercultura híbrido; digital; competência linguistica; gerações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )