SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Hybrid and multimodal space configuration: literaturalization of sciences in College EducationResearch Ages in the Context of Collaborative Networks in Higher Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

LUCENA, Simone  and  SANTOS, Edméa. APP-DIÁRIO na formação de pesquisadores em Programa de Pós-Graduação em Educação. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.4, pp.658-671.  Epub July 06, 2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.04.

Na contemporaneidade, com a disseminação do digital em rede, que saberes os pesquisadores em formação mobilizam ao produzirem seus diários de pesquisa online utilizando as tecnologias digitais móveis? Para responder esta questão realizamos uma etnopesquisa com alguns pesquisadores em formação (mestrandos e doutorandos) que, imersos na cibercultura, produzem app-diários com diferentes interfaces. O referencial teórico da pesquisa teve como base os estudos da cibercultura e multirreferencialidade. Como achados da pesquisa observamos que na atual sociedade em que as tecnologias digitais móveis, principalmente os smartphones, encontram-se disseminadas entre pesquisadores/praticantes culturais imersos na cibercultura, não é mais possível produzir diários de pesquisa distanciados do espaçotempo da investigação, pois estas tecnologias possibilitam a produção de narrativas multimodais que (re)mixam textos, áudios, vídeos, fotografias, e geolocalização em tempo real.

Keywords : Educação; cibercultura; app-diário.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )