SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Configuração do espaço híbrido e multimodal: Literaturalização das Ciências na Educação SuperiorEras da Pesquisa no Contexto das Redes Colaborativas na Educação Superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

LUCENA, Simone  e  SANTOS, Edméa. APP-DIÁRIO na formação de pesquisadores em Programa de Pós-Graduação em Educação. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.4, pp.658-671.  Epub 06-Jul-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.04.

Na contemporaneidade, com a disseminação do digital em rede, que saberes os pesquisadores em formação mobilizam ao produzirem seus diários de pesquisa online utilizando as tecnologias digitais móveis? Para responder esta questão realizamos uma etnopesquisa com alguns pesquisadores em formação (mestrandos e doutorandos) que, imersos na cibercultura, produzem app-diários com diferentes interfaces. O referencial teórico da pesquisa teve como base os estudos da cibercultura e multirreferencialidade. Como achados da pesquisa observamos que na atual sociedade em que as tecnologias digitais móveis, principalmente os smartphones, encontram-se disseminadas entre pesquisadores/praticantes culturais imersos na cibercultura, não é mais possível produzir diários de pesquisa distanciados do espaçotempo da investigação, pois estas tecnologias possibilitam a produção de narrativas multimodais que (re)mixam textos, áudios, vídeos, fotografias, e geolocalização em tempo real.

Palavras-chave : Educação; cibercultura; app-diário.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )