SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4APP-DIARY in the training of researchers in a Postgraduate Program in EducationStricto Sensu Post-Graduate modality in discussion: from distance learning models to innovation ecosystems in a hybrid and multimodal context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

NASCIMENTO, Marilene Batista da Cruz  and  OLIVEIRA, Lisiane Cézar de. Eras da Pesquisa no Contexto das Redes Colaborativas na Educação Superior. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.4, pp.672-688.  Epub July 06, 2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.05.

Este estudo tem como objetivo discutir acerca das eras da pesquisa na perspectiva das redes colaborativas na educação superior, com enfoque nos programas de mobilidade acadêmica. Trata-se de uma investigação teórica, de cunho bibliográfico, que considera os diferentes discursos da sociedade para produzir e difundir conhecimento em ambientes de cultura glocalocal. Os resultados sinalizaram que as constantes mudanças sociais, o ritmo acelerado das tecnologias e o mercado de trabalho demandam a oferta de projetos que avancem para além dos processos de produção do conhecimento pautados na disciplinaridade e na descontextualização dos currículos da pós-graduação. Os programas de mobilidade acadêmica são ações imprescindíveis para elevar os mestrados e doutorados, bem como fortalecer as redes nas eras da pesquisa nacional e internacional. O poder público contemplaria o interesse da sociedade, ajustando resultados, valores e ações para a promoção da inclusão, da equidade e da cultura em redes colaborativas de investigação.

Keywords : Eras da pesquisa; Redes colaborativas; Educação Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )