SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Modalidade da Pós-Graduação Stricto Sensu em discussão: dos modelos de EaD aos ecossistemas de inovação num contexto híbrido e multimodalDimensões da Inteligência Artificial no contexto da educação contemporânea índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação UNISINOS

versão On-line ISSN 2177-6210

Resumo

FELICE, Maximo  e  BONAMI, Beatrice. Ecologias conectivas: a qualidade transorgânicas das interações nos ambientes-redes. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.4, pp.709-724.  Epub 06-Jul-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.07.

Últimas gerações de conexão construíram um tipo de ecologia conectiva e transorgânica. Os vários tipos de conexão e diferentes sensores expressam formas de um outro tipo de ecologia e de uma condição habitativa que não está mais limitada a uma rede de informações transmitidas por computadores. A Internet não é mais uma rede técnica e não é mais apenas uma rede de pessoas e cidadãos: é advento de uma nova conexão planetária, diferente daquela que uniu o conhecimento da inteligência humana ao mundo. As novas formas de conexão estão digitalizando a biosfera, nos transformando de cidadãos e habitantes de nações em habitantes de galáxias de bits. As formas de conexão entre territórios, coisas, pessoas e dados influenciam a mesma ideia de educação e as práticas de ensino, transformando a mesma prática de repasse de informações entre humanos e textos em práticas habitativas e conectivas.

Palavras-chave : Rede digitais; Ecologia comunicativas; Conexão; interação; Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )