SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue4Connected Ecologies: transorganic qualities in network environments’ interactionPerspectives and considerations about the teacher training for children´s education, in the distance modality author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação UNISINOS

On-line version ISSN 2177-6210

Abstract

SANTOS, Bergston Luan  and  ARRUDA, Eucidio Pimenta. Dimensões da Inteligência Artificial no contexto da educação contemporânea. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.4, pp.725-741.  Epub July 06, 2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.08.

O objetivo desse artigo é problematizar a Inteligência Artificial (I.A.) no contexto da educação, sobretudo nas perspectivas postas para o ensino, a aprendizagem e o trabalho docente. Para o desenvolvimento deste trabalho, de caráter bibliográfico, procuramos desenvolver argumentos e problematizações científicas de modo a dialogar com a questão. De forma mais aprofundada, procuramos compreender como as I.A. direcionam as ideias e propostas sobre a posição ou mesmo reconfiguração do trabalho docente. Analisamos os discursos presentes no desenvolvimento de I.A. voltados para formação aberta e livre, mediada por tecnologias e internet. Procuramos ainda problematizar as implicações das I.A. no trabalho docente, sobretudo no que implica na mudança em seu trabalho e na sua formação, uma vez que tal desenvolvimento tecnológico complexifica a docência por incluir a ferramenta e a linguagem de programação no cotidiano do trabalho do professor.

Keywords : Inteligência Artificial; Educação e tecnologias digitais; Trabalho docente; Práticas pedagógicas mediadas por computadores.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )