SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número4Perspectivas e ponderações acerca da formação do professor da educação infantil, na modalidade a distância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação UNISINOS

versión On-line ISSN 2177-6210

Resumen

BARROS, Conceição de Maria Pinheiro; DIAS, Ana Maria Iorio  y  FREIRE, José Célio. A atuação do educador-bacharel na perspectiva da ética da alteridade radical. Educação. UNISINOS [online]. 2019, vol.23, n.4, pp.757-773.  Epub 06-Jul-2020. ISSN 2177-6210.  https://doi.org/10.4013/edu.2019.234.10.

Este artigo tem como objetivo refletir sobre a ação do docente-bacharel como educador na perspectiva da ética da alteridade radical, teoria proposta por Emmanuel Lévinas. Metodologicamente, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva por meio da técnica de entrevista compreensiva, com a participação de 11 professores de uma Universidade Federal do Nordeste brasileiro. Foi desenvolvida a análise compreensiva do discurso. Os principais resultados denotam que foi possível encontrar manifestações da teoria levinasiana no desempenho do educador-bacharel, identificação de conceitos levinasianos e lacunas relacionadas à teoria na prática docente. A atuação do educador-bacharel valoriza o aluno espontaneamente. Existem manifestações e lacunas dessa filosofia na prática docente que precisam ser desenvolvidas teórica e empiricamente, a fim de apontar caminhos para a constituição do educador que abrace o Outro em sua total alteridade.

Palabras clave : Docência Universitária; Ética da Alteridade Radical; Educador-bacharel.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )