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Revista Práxis Educacional
versão On-line ISSN 2178-2679
Resumo
PARENTE, Cláudia da Mota Darós. ATIVIDADES EXTRACURRICULARES E POLÍTICAS DE AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: COMPARAÇÃO ENTRE BRASIL E ESPANHA. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.41, pp.567-590. Epub 01-Jul-2024. ISSN 2178-2679. https://doi.org/10.22481/praxisedu.v16i41.6638.
Resumo: O presente artigo tem como objetivo comparar a oferta de atividades extracurriculares no Brasil e na Espanha, no contexto de formulação e implementação de políticas de ampliação da jornada escolar. A análise focalizou as atividades extracurriculares que compõem as políticas de educação em tempo integral (Brasil) e as atividades extracurriculares após a jornada escolar (Espanha). A comparação entre os dois países foi feita com base nas legislações nacionais e num modelo de análise contendo 12 aspectos da formulação e da implementação de políticas. As normatizações nacionais indicam que as atividades extracurriculares contribuem para a formação integral e estabelecem elevada autonomia às unidades federativas (Brasil) e às escolas (Espanha). No caso brasileiro, as atividades extracurriculares no âmbito da educação em tempo integral são gratuitas, estão sob a responsabilidade dos profissionais da educação e ocorrem de forma integrada ao currículo escolar obrigatório. No caso espanhol, as atividades extracurriculares são custeadas pelas famílias, estão sob a responsabilidade de diferentes profissionais e ocorrem após a jornada escolar compulsória. A comparação entre Brasil e Espanha mostra que as estratégias político-pedagógicas de ampliação da jornada escolar estão diretamente associadas à função social da escola em cada país e à forma como articulam alguns elementos, entre os quais: educação formal e não formal, escolar e não escolar, curricular e extracurricular, compulsório e facultativo
Palavras-chave : Ampliação da jornada escolar; Atividades extracurriculares; Educação em tempo integral.