SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43PROFESORES TUTORES DE PASANTÍAS SUPERVISADAS DE LICENCIAS BRASILEÑAS: ANÁLISIS DE LA TESIS NACIONAL 2014-2018 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

ARAUJO, Osmar Hélio Alves; FORTUNATO, Ivan  y  MEDEIROS, Emerson Augusto de. APRESENTAÇÃO DO DOSSIÊ TEMÁTICO: FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CONTEXTOS ESCOLARES E BINÔMIO TEORIA/PRÁTICA NOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.13-28.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.7664.

Resumo: Este artigo de abertura do dossiê discute a formação inicial de professores em contextos escolares e o binômio teoria-prática focando, em especial, nos estágios supervisionados. Por meio de duas enunciações, busca-se demonstrar que cada elemento do binômio tomado de forma isolada tende a não cumprir seu propósito formativo. Ainda, tem como objetivo compartilhar diferentes modos de ver os estágios supervisionados nos cursos de licenciatura a partir dos estudos e pesquisas que compõem o dossiê. Assim, espera-se contribuir para fortalecer a necessidade de uma formação docente pautada na investigação e na construção de uma prática reflexiva, investindo nos estágios supervisionados como espaços para a construção de um trabalho de apreensão, aprofundamento e de compreensão sobre os problemas que envolvem a educação.

Palabras clave : Formação de professores; Estágios supervisionados; Teoria e prática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )