SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43PRESENTACIÓN DEL DOSSIER TEMÁTICO: FORMACIÓN INICIAL DEL PROFESORADO EN CONTEXTOS ESCOLARES Y LO BINOMIO TEORÍA/PRÁCTICA EN LOS PRACTICUM SUPERVISADOSLOS REGISTROS DE LA ACCIÓN DOCENTE EN EL PERÍODO DE LA PRÁCTICA SUPERVISADA: UNA EXPERIENCIA FORMATIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

MEDEIROS, Emerson Augusto de; FORTUNATO, Ivan  y  ARAUJO, Osmar Hélio Alves. PROFESSORES ORIENTADORES DOS ESTÁGIOS SUPERVISIONADOS DAS LICENCIATURAS DO BRASIL: ANÁLISE DE TESES NACIONAIS 2014 - 2018. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.29-50.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6777.

Esta pesquisa, a partir de um levantamento documental, analisou teses disponibilizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, a CAPES, com foco nos professores orientadores de estágios supervisionados das licenciaturas. A questão norteadora deste estudo é: o que apontam as teses no tocante aos professores orientadores dos estágios supervisionados, seu papel formador no contexto dos estágios nas licenciaturas? Em termos metodológicos, analisamos o conjunto de seis produções doutorais por meio da abordagem qualitativa de pesquisa e da análise documental como técnica de coleta de dados. Como consideração principal, a partir do que apontam as teses, enfatizamos que a orientação nos estágios supervisionados nos cursos de licenciatura do Brasil deve ser concebida como orientação formativa, isto é, como práxis educativa. Compreendemos que esse entendimento ajuda a pensarmos os processos organicamente articulados de formação inicial docente, sem o dualismo que separa a teoria da prática.

Palabras clave : Estágios Supervisionados; Professores Orientadores; Formação Inicial de Professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )