SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43DA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR AO ESTÁGIO: OS DIFERENTES OLHARES SOBRE A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA AMÉRICA LATINAESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO DE PEDAGOGIA: O QUE DIZEM OS PROJETOS PEDAGÓGICOS E QUAIS SENTIDOS PRODUZIDOS POR EGRESSOS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

SILVA, Katia Regina da  e  DELAIA, Maria Margarete. ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: PERSPECTIVAS DOS LICENCIANDOS DE UM CURSO DE MATEMÁTICA. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.92-116.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6828.

Resumo: O estágio supervisionado é componente obrigatório e indispensável para compor o currículo de formação inicial de professores. Nesse sentido, essa pesquisa objetivou identificar e compreender os principais referentes que evidenciam as percepções dos estagiários, quanto aos processos formativos vivenciados no estágio curricular supervisionado, planejado e executado com o foco na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. O estágio com esse enfoque é uma proposta desenvolvida pela equipe de professores do curso de licenciatura em matemática de uma Universidade Federal localizada no estado do Pará. Para obtenção dos dados foi realizada uma entrevista semiestruturada com doze estagiários de duas turmas do referido curso e que participaram/participam do projeto. Os dados foram discutidos e interpretados por meio da análise de conteúdo, tendo como principais autores: Tardif(2010), Nóvoa(1991, 2000), Gatti(2014), Pimenta e Lima(2011, 2019), Fiorentini et al(2002), Zimmer(2017), Brancatti(2018) e outros. O estudo permite inferir, principalmente, que: a interação do estagiário no espaço escolar, indispensável ao processo formativo, ultrapassou o limite da sala de aula, ocorrendo com o professor regente, com os alunos, e, também, com os gestores; há uma dificuldade, por parte do estagiário, em fazer a transformação de conteúdos matemáticos aprendidos(ensino) para conteúdos que irão ensinar(aprendizagem), dada a complexidade de alguns, o que requer maior integração e engajamento entre os professores, incluindo aqueles das disciplinas específicas; há um sentimento de protagonismo do estagiário; e percepção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas ações, o que contribui para a construção da identidade profissional desde a formação inicial.

Palavras-chave : Estágio Curricular Supervisionado. Formação inicial de professores. Indissociabilidade entre ensino; pesquisa e extensão..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )