SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43TEACHING TO TEACH: GUIDELINES AND STRATEGIES TO IMPROVE TEACHER TRAINING IN HIGHER EDUCATIONINITIAL TEACHER TRAINING AND SUPERVISED INTERNSHIP: FORMATIVE EXPERIENCE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

PAGANO, Riccardo  and  SCHIEDI, Adriana. FORMAR UM PROFESSOR COMPETENTE: POR UM ENSINO PEDAGÓGICO, PROMOVENDO UMA SUBJETIVIDADE AUTÊNTICA. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.142-157.  Epub Nov 24, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6908.

Resumo: A questão do profissionalismo dos professores em todos os níveis de ensino está entre as mais urgentes que a pedagogia enfrenta atualmente. Atualmente, a sociedade cada vez mais complexa exige que o professor tenha uma competência educacional / didática de qualidade capaz de incentivar nos alunos uma aprendizagem bem estruturada e o desenvolvimento de uma autêntica subjetividade personalizada. Nessa perspectiva, as análises feitas por E. Stein sobre a formação de professores para torná-los competentes na construção de processos de conhecimento (gnoseologia), em epistemologias disciplinares e sobre as formas de regular a formulação do julgamento (lógica) devem ser considerado valioso. A partir dessa aquisição, essa contribuição meditará sobre como atualmente um professor pode ser treinado pedagogicamente para ser competente, tanto na estrutura disciplinar quanto na identificação dos objetivos educacionais do conhecimento aprendido. Como veremos, o conhecimento, a epistemologia das disciplinas e a lógica do pensamento, longe de representar apenas o propósito do ensino, constituirão os meios pelos quais o professor promoverá uma maneira de ensinar orientada no sentido fenomenológico-hermenêutico, como o criador e desenvolvedor da autonomia do julgamento e da responsabilidade relacionada ao valor.

Keywords : Formação; Professor; Ensino pedagógico.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )