SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43ENSEÑAR A ENSEÑAR: DIRECTRICES Y ESTRATEGIAS PARA MEJORAR LA FORMACIÓN DE PROFESORES EN LA EDUCACIÓN SUPERIORFORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES Y LA PRÁCTICA SUPERVISADA: ¿EXPERIENCIA FORMATIVA? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

PAGANO, Riccardo  y  SCHIEDI, Adriana. FORMAR UM PROFESSOR COMPETENTE: POR UM ENSINO PEDAGÓGICO, PROMOVENDO UMA SUBJETIVIDADE AUTÊNTICA. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.142-157.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6908.

Resumo: A questão do profissionalismo dos professores em todos os níveis de ensino está entre as mais urgentes que a pedagogia enfrenta atualmente. Atualmente, a sociedade cada vez mais complexa exige que o professor tenha uma competência educacional / didática de qualidade capaz de incentivar nos alunos uma aprendizagem bem estruturada e o desenvolvimento de uma autêntica subjetividade personalizada. Nessa perspectiva, as análises feitas por E. Stein sobre a formação de professores para torná-los competentes na construção de processos de conhecimento (gnoseologia), em epistemologias disciplinares e sobre as formas de regular a formulação do julgamento (lógica) devem ser considerado valioso. A partir dessa aquisição, essa contribuição meditará sobre como atualmente um professor pode ser treinado pedagogicamente para ser competente, tanto na estrutura disciplinar quanto na identificação dos objetivos educacionais do conhecimento aprendido. Como veremos, o conhecimento, a epistemologia das disciplinas e a lógica do pensamento, longe de representar apenas o propósito do ensino, constituirão os meios pelos quais o professor promoverá uma maneira de ensinar orientada no sentido fenomenológico-hermenêutico, como o criador e desenvolvedor da autonomia do julgamento e da responsabilidade relacionada ao valor.

Palabras clave : Formação; Professor; Ensino pedagógico.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )