SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43FORMACIÓN INICIAL DE PROFESORES Y LA PRÁCTICA SUPERVISADA: ¿EXPERIENCIA FORMATIVA?INTERNACIONALIZACIÓN DE LA INVESTIGACIÓN Y PRODUCCIÓN DE CONOCIMIENTO EN EDUCACIÓN DEL CAMPO DEL ÁREA DE EDUCACIÓN DE LA REGIÓN NORESTE (2013-2020) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

MORAES, Ana Cristina de; SILVA, João Pereira da  y  LEITE, Maria Cleide da Silva Ribeiro. O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: INTERFACE ESCOLA/UNIVERSIDADE MEDIADA POR ALUNOS ESTRANGEIROS. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.175-195.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6285.

Resumo: Este texto investiga as contribuições e os desafios do Estágio Curricular Supervisionado do curso de licenciatura em Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB, na formação inicial de professores estrangeiros. O advento da UNILAB, na Região do Maciço de Baturité, estado do Ceará, oportuniza a integração de estudantes nesta localidade, principalmente vindos do continente africano e asiático que formam a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP. Seu projeto de formação inicial de professores oportuniza essa integração especialmente por meio do Estágio Curricular Supervisionado. Nestas circunstâncias, selecionamos estudantes estrangeiros do curso de licenciatura em Letras como colaboradores da pesquisa, por meio desse Componente Curricular. Os estagiários em foco atuaram em duas Escolas públicas de Ensino Médio situadas nas cidades de Redenção e Acarape. Para realização da investigação, recorreu-se a abordagem qualitativa, o método estudo de caso e a análise documental do Projeto Pedagógico do Curso de Letras - PPC, aliada com técnicas de entrevista e observação. Os resultados detectaram fragilidades na organização didático-pedagógica do PPC do Curso de Letras, em razão da ausência de orientações especificas ou qualquer indicativo norteador de programas ou ações acadêmicas voltadas aos estagiários estrangeiros. Concluiu-se que esses estudantes enfrentam desafios variados na mediação pedagógica do Estágio Supervisionado, sobretudo, no período da regência, evidenciados nos costumes, atitudes e gestos, e no uso da própria língua, dada a caracterização linguística do estagiário estrangeiro no país de origem.

Palabras clave : Diversidade Afro-Brasileira; Estágio Supervisionado; Formação Inicial.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )