SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43JUVENTUDE E FORMAÇÃO PROFISSIONAL DO CAMPO: RUPTURAS, CONTRADIÇÕES E CULTURA POLÍTICAPLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO LOCAL: O LEGAL E O REAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Práxis Educacional

versão On-line ISSN 2178-2679

Resumo

FARIAS, Isabel Maria Sabino de; GUIMARAES, Marília Duarte  e  MOURA, Ingrid Louback de Castro. GRUPOS DE PESQUISA QUE INVESTIGAM A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO NORDESTE: QUEM SÃO, O QUE PRODUZEM E COMO PRODUZEM. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.297-318.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6500.

Resumo: O trabalho focaliza grupos de pesquisa vinculados a pós-graduação stricto sensu em Educação do Nordeste que investigam a formação de professores, considerando indagações sobre quem são, o que produzem e como produzem essas equipes. Um exame teórico qualitativo, que adota como fonte o Currículo Lattes e o Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, contemplando amostra de 87 equipes, distribuídas pelos noves Estados nordestinos e ligadas a 15 programas. Um terço dessas equipes registra que investiga o assunto. São grupos robustos, apresentam foco temático diversificado, lideranças jovens, altamente qualificada e com forte capacidade de captação de financiamento de suas pesquisas.

Palavras-chave : Formação de Professores; Grupos de Pesquisa; Nordeste.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )