SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43CLASS OBSERVATION PROTOCOL (COP) FOR SPORTS EDUCATION: VALIDITY AND RELIABILITYINCLUSIVE EDUCATION AND TEACHER TRAINING: WHAT DO THE CURRICULUMS OF UNDERGRADUATE COURSES REVEAL? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

AQUINO, Paula Marques Pessoa de; FERREIRA, Vitória da Cunha  and  BARCELLOS, Lusival Antonio. A LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO INOVADOR NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.388-405.  Epub Nov 24, 2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6630.

Resumo: A literatura de cordel é recurso inovador capaz de propiciar aos docentes, sobretudo, de Ensino Religioso (ER), um ótimo resultado educacional para empolgar e instigar os estudantes nas aulas síncronas e assíncronas. Esse gênero literário como experimento pedagógico, ainda é pouco utilizado nas escolas. Portanto, o presente artigo trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou da entrevista semiestruturada na coleta de dados numa amostra que contou com 08 educadores de ER. Através da Análise de Conteúdo de Bardin (2020), foi constatado que todos os professores conheciam a Literatura de Cordel, dos quais seis afirmaram sua utilização como recurso pedagógico. Sobre sua inserção no ER, cinco participantes declararam que o emprego deste gênero na sala de aula era formidável devido sua pluralidade e diversidade de temas. Concluindo-se assim que a Literatura de Cordel, por sua acessibilidade oportuniza ao estudante um ensino inovador, lúdico e contextualizado.

Keywords : Literatura de Cordel; Recurso Pedagógico; Ensino Religioso..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )