SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43PROTOCOLO DE OBSERVACIÓN DE CLASE (POA) PARA LA EDUCACIÓN DEPORTIVA: VALIDEZ Y CONFIABILIDADEDUCACIÓN INCLUSIVA Y FORMACIÓN DOCENTE: ¿QUÉ REVELAN LOS CURRÍCULOS DE LOS CURSOS DE LICENCIATURA? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

AQUINO, Paula Marques Pessoa de; FERREIRA, Vitória da Cunha  y  BARCELLOS, Lusival Antonio. A LITERATURA DE CORDEL: UM RECURSO INOVADOR NAS AULAS DE ENSINO RELIGIOSO. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.388-405.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6630.

Resumo: A literatura de cordel é recurso inovador capaz de propiciar aos docentes, sobretudo, de Ensino Religioso (ER), um ótimo resultado educacional para empolgar e instigar os estudantes nas aulas síncronas e assíncronas. Esse gênero literário como experimento pedagógico, ainda é pouco utilizado nas escolas. Portanto, o presente artigo trata-se de uma pesquisa exploratória que utilizou da entrevista semiestruturada na coleta de dados numa amostra que contou com 08 educadores de ER. Através da Análise de Conteúdo de Bardin (2020), foi constatado que todos os professores conheciam a Literatura de Cordel, dos quais seis afirmaram sua utilização como recurso pedagógico. Sobre sua inserção no ER, cinco participantes declararam que o emprego deste gênero na sala de aula era formidável devido sua pluralidade e diversidade de temas. Concluindo-se assim que a Literatura de Cordel, por sua acessibilidade oportuniza ao estudante um ensino inovador, lúdico e contextualizado.

Palabras clave : Literatura de Cordel; Recurso Pedagógico; Ensino Religioso..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )