SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue43INCLUSIVE EDUCATION AND TEACHER TRAINING: WHAT DO THE CURRICULUMS OF UNDERGRADUATE COURSES REVEAL?WIDE SCALE EVALUATION IN CEARÁ AND ACCOUNTABILITY POLICIES - THE PROTAGONISM OF SPAECE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Práxis Educacional

On-line version ISSN 2178-2679

Abstract

SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; SANTOS, Nádson Araújo dos  and  PINHEIRO, Viviane Caline de Souza. EDUCAÇÃO, ESCRITA E TECNOLOGIAS: (REVERBER)AÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.430-451.  Epub Oct 24, 2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6871.

Resumo: O artigo define por objetivo fomentar a discussão sobre as Tecnologias Digitais no processo de aquisição da língua escrita na escola. Apoiou-se nos pressupostos teóricos e epistemológicos de uma investigação qualitativa. Como suporte teórico dialogou com Bakhtin (2003); Pinto (2008); Soares (2003, 2016); Rojo (2013), entre outros. O texto focou na análise de um questionário elaborado e aplicado por meio da ferramenta Google Forms. Participaram da investigação voluntariamente 66 (sessenta e seis) professores alfabetizadores do ensino fundamental I. Os resultados obtidos apontaram que os professores apresentam dificuldades em conceituar o termo tecnologia digital e tendiam a considerá-lo como metodologia ou suporte tecnológico; as formações continuadas não atendem a todos os participantes; os professores externaram tentativas de inserirem as TD em seus planejamentos; e uma grande maioria, reconheceu que as TD contribuem significativamente para o processo de alfabetização.

Keywords : Tecnologias digitais; Professores alfabetizadores; Escrita.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )