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Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

SANTOS, Adriana Cavalcanti dos; SANTOS, Nádson Araújo dos  y  PINHEIRO, Viviane Caline de Souza. EDUCAÇÃO, ESCRITA E TECNOLOGIAS: (REVERBER)AÇÕES DE PROFESSORES ALFABETIZADORES. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.430-451.  Epub 24-Oct-2022. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6871.

Resumo: O artigo define por objetivo fomentar a discussão sobre as Tecnologias Digitais no processo de aquisição da língua escrita na escola. Apoiou-se nos pressupostos teóricos e epistemológicos de uma investigação qualitativa. Como suporte teórico dialogou com Bakhtin (2003); Pinto (2008); Soares (2003, 2016); Rojo (2013), entre outros. O texto focou na análise de um questionário elaborado e aplicado por meio da ferramenta Google Forms. Participaram da investigação voluntariamente 66 (sessenta e seis) professores alfabetizadores do ensino fundamental I. Os resultados obtidos apontaram que os professores apresentam dificuldades em conceituar o termo tecnologia digital e tendiam a considerá-lo como metodologia ou suporte tecnológico; as formações continuadas não atendem a todos os participantes; os professores externaram tentativas de inserirem as TD em seus planejamentos; e uma grande maioria, reconheceu que as TD contribuem significativamente para o processo de alfabetização.

Palabras clave : Tecnologias digitais; Professores alfabetizadores; Escrita.

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