SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número43EDUCACIÓN, ESCRITURA Y TECNOLOGÍAS: (REVERBER)ACCIONES DE LOS PROFESORES DE ALFABETIZACIÓNREMINISCENCIAS DE LICENCIAS EN CIENCIAS BIOLÓGICAS EN LA ENSEÑANZA DE CIENCIAS EN LA EDUCACIÓN BÁSICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Práxis Educacional

versión On-line ISSN 2178-2679

Resumen

FERREIRA FILHO, Luciano Nery; VIDAL, Eloisa Maia  y  PONTES JUNIOR, José Airton de Freitas. AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA NO CEARÁ E AS POLÍTICAS DE ACCOUNTABILITY - O PROTAGONISMO DO SPAECE. Práx. Educ. [online]. 2020, vol.16, n.43, pp.452-471.  Epub 24-Nov-2023. ISSN 2178-2679.  https://doi.org/10.22481/rpe.v16i43.6954.

Resumo: As avaliações externas são instrumentos que visam mensurar a qualidade educacional ofertada por redes de ensino e fundamentam inúmeras políticas de accountability. Esse artigo visa a análise de dados colhidos a partir da aplicação dessas avaliações que servem para verificar a evolução da qualidade educacional de rede pública do Ceará e de grupos de escolas cearenses com desempenhos diferentes. Para isso, utilizou documentos legais e produção científica de especialistas na área que pudessem embasar a análise desses dados e contribuir com uma visão crítica das avaliações como instrumentos fomentadores das necessidades do mercado. Tais análises mostraram que a educação pública cearense vem avançando, no entanto, as desigualdades entre escolas persistem, o que reforça a ideia de que políticas de melhoria devem levar em consideração uma série de fatores e especificidades das escolas e das redes além dos resultados dessas avaliações.

Palabras clave : Avaliação Educacional; Qualidade educacional; Política de accountability.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )